sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O que vou fazer no Natal?



             Há algumas semanas, um grupo de meninas, num shopping, aparentando entre 9 e 10 anos, cantava uma canção natalina que chamava a atenção. A letra dizia assim: O que vou fazer neste natal, como será o meu natal. Será pra mim um bem ou um mal?”
             Atento à canção e à letra, quis saber o porquê da mensagem, se tinha alguma relação com a vida daquelas crianças de roupas simples e semblantes pálidos, parecendo os filhos sem família que lotam as nossas creches. Pareciam cumprir a ordem da “mãe” voluntária de perfilarem e apenas cantar a canção, pouco se ligando para o significado desta prática centenária, criada por Francisco de Assis lá pelos anos 1.200, para se fazer o bem nesta data especial.
             Arrependo-me de não ter  tirado aquelas dúvidas. Passou a festa, a música voou, mas a letra não. Fico matutando: o que seria o natal, com o seu real significado de união familiar, para uma criança pobre de creche? Que festa pode haver num coraçãozinho desses? O que será que elas pensam? Sonhar, ter saudades, sentir a falta de um irmão, uma mãe ou de um pai é comum entre elas? 
            - Acorda irmão, me alerta uma voz! Que nada, nosso coração empedrado vai nos dizer que criança gosta mesmo é da figura de Papai Noel.

(R. Estevam / Saiba Viver

Nenhum comentário:

Postar um comentário